domingo, 16 de fevereiro de 2014

Liçao n.7: Oceanografia, nível perito

Hoje tive um dos dias mais incríveis da minha vida!

Depois de tomar o pequeno almoço no hotel fomos de taxi até ao estreito desta ilha (Santa Cruz) com a ilha de Baltra onde apanhamos uma lancha com mais uns espanhóis, um ingleses e um sueco. Depois de uns 20 minutos de barco, com ondulação bastante forte, chegamos a Gordon's Rock, classificado como o melhor sítio para vermos "escolas" (escola = cardume) de tubarões martelo, bem como as outras duas espécies existentes nas Galápagos: o tubarão de pontas brancas e o tubarão das Galápagos).
Antes ainda fizemos um pequeno mergulho de treino para verificar se estava tudo bem com o equipamento e com os pesos, que na realidade me custou bastante, já não mergulhava desde Julho em Zanzibar e os ouvidos estavam destreinados, mas que foi excelente para que o verdadeiro primeiro mergulho fosse muito confortável e me sentisse mais um peixe naquele aquário gigante.
Fizemos 2 mergulhos. Fomos num pequeno grupo de 8 pessoas e à medida que descíamos íamos avistando uma imensidão de peixes. A visibilidade não era boa, porque tinha muito plancton e a corrente levantou algum sedimento do fundo. Mesmo assim, passados 5 minutos avistámos uns 7 tubarões das Galápagos num grupo e foi interessante mas não extasiante ;) são compridos, mas de pequena envergadura.
Extasiante foi quando me virei para o lado oposto e vejo perto do meu colega sueco um vulto de um tubarão martelo bem gordinho (são todos bem gordinhos) com uns 3 metros de envergadura…
WOW!!!
Logo a seguir apareceu uma "escola" (cardume) de perto de 30 e aí foi o extase total, já que estivemos muito perto deles e rodeados por todos os lados. Durante os 2 mergulhos avistámo-los diversas vezes em várias situações.
Eu sei que isto contado é assustador, mas não houve rigorosamente nenhum momento em que me sentisse ameaçado ou com medo. A sensação foi sempre de espanto com a sua envergadura e beleza, de paz, de alegria, de segurança… Eles avisam logo que os tubarões aqui não são agressivos e que são muito calmos e dóceis.
Os tubarões martelo têm muito medo, pelo que tivemos de estar sempre muito quietos a apreciá-los, se não fogem logo. De resto, vimos também 2 mantas pequenas, 1 manta gigante de 5 metros, tartarugas, uma garoupa de 2 metros e peixes (que não prestei atenção... Eram muito pequenos ;))
Para a Filipinha, que não mergulhou, foi terrível. Como esteve muito tempo no barco e o mar estava um pouco revolto, ficou com enjoos e não vomitou por nada. Mas não foi só ela! Dois dos mergulhadores também estiveram para "virar o barco" na viagem de 45 min de barco até Puerto Ayora. Um inglês tinha comprimidos para o enjoo com ele e depois da Filipinha tomar 2 ficou impecável :)
Amanhã vamos até à Ilha Isabella (a maior de todas e com forma de cavalo marinho) numa lancha igual à de hoje numa viagem de 2 horas. Vamos ter que tomar comprimidos para o enjoo, sem dúvida!! Ao final do dia voltamos a esta ilha (Santa Cruz) para irmos para o Catamarã Valquíria onde vamos pernoitar. Agora vamos começar com a parte da expedição e ver os animais incríveis que estas ilhas têm. O mais proximo do que Sir Charles Darwin fez a bordo do seu Beagle.
No mar não há wifi... Vemo-nos daqui a alguns dias ;)

Beijinhos e abraços







4 comentários:

  1. Olá Diogo,
    Quando mergulhaste referes "mas não houve rigorosamente nenhum momento em que me sentisse ameaçado ou com medo."
    E se houvesse, se realmente te sentisses ameaçado?
    Devias deixar as descargas de adrenalina, que não são muito benéficas para o teu coração.
    Desculpa a minha sinceridade, mas eu considero-me como tua mãe e as mães são mesmo assim. Preocupadas...
    Beijinhos,
    Mãe

    ResponderEliminar
  2. Bom dia mãe,

    Não se preocupe desnecessariamente porque o mergulho não é um desporto de busca de adrenalina, mas sim de contemplação e descoberta. Já mergulhamos em imensos sítios, sempre com o mesmo objectivo. Os tubarões são apenas mais um dos elementos. Se houvesse risco nunca teria entrado na água, os mergulhadores com as bolhas são algo de estranho para eles e têm medo e evitam a todo o custo.
    Fique tranquila :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A mafalda manda cordeais cumprimentos.
    Já eu, tão morto de inveja, nem consigo escrever nada!
    Só pode estra a ser brutal!
    Rock on em mais uma das vossas viaens de sonho!
    Cá vos esperamos no burgo para ouvir as aventuras
    jorge

    ResponderEliminar